Ação de mobilização e conscientização contra Doenças endêmicas em Manicoré.

 Uma importante ação de mobilização contra a Dengue, Chikungunya e Zica aconteceu hoje quarta feira (07) pelas ruas e bairros de Manicoré pela parte da manhã. A presente mobilização foi coordenada pela Agência de Endemias de Manicoré – FVS e contou com a parceria de estudantes do curso de Biologia do Parfor/Ufam, Saúde Coletiva da UEA, Agentes de Saúde – ACS, Semsa, Agentes de Endemias e todas as gerencias das UBS que se envolveram nesta ação que teve a frente os trabalhos do Gerente Municipal de Endemias Ricardo.
GERENTE DE ENDEMIAS RICARDO REUNIDO COM OS PARCEIROS:
O trabalho visa à conscientização e prevenção da população quanto à limpeza de seus terrenos ou quintais no sentido de não acumularem lixos ou deixarem algum tipo de recipiente com água parada. Cerca de cinquenta pessoas estiveram empenhadas para ajudar nessa ação que não é só um dever do poder público, mas também e principalmente da própria população que muitas vezes tanto reclama, mas não conhece, não participa e não contribui para ajudar no combate do mosquito Aedes Aegypti, causador do Zika Vírus, dengue e outras doenças endêmicas. Toda população precisa tomar cuidado e fazer sua parte, água parada nos quintais e lixo acumulado provocam sujeira e da sujeira aparecem os mosquisto transmissor de doenças.
Segundo o Gerente de Endemias Sr. Ricardo é importante “prevenir a população de doenças endêmicas, principalmente agora nesse período em que ocorrem as chuvas. A população também tem que ajudar e colaborar limpando seus quintais, frente de suas casas, não despejar água encanada do quintal para a rua, e sendo parceiro junto ao governo municipal”, comenta.
Atenção - O novo vírus que ganhou as manchetes do mundo ainda é desconhecido e pouco se sabe sobre seus impactos, porém, algo já é atestado, o Zika Vírus é um dos causadores da microencefalia, doença que gera a má formação do cerebro de crianças em sua gestação, por isso é necessário que você tome os mesmos cuidados que deve tomar com a dengue. As grávidas em potencial possuem maior risco, pois a doença afeta diretamente seus bebês.







Marcos Souza (Blog Manicoré em Foco/Ascom)
Ação de mobilização e conscientização contra Doenças endêmicas em Manicoré. Ação de mobilização e conscientização contra Doenças endêmicas em Manicoré. Reviewed by Junior Souza on 12:09 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.