Projovem Campo – Saberes da Terra, oferecendo qualificação profissional aos estudantes na Zona Rural.

 O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.
Descrição: G:\Projovem Campo.png

 A coordenação do Projovem Campo Saberes da Terra visitou a Escola Municipal São Francisco de Assis na comunidade de Barro Alto- Rio Manicoré no dia 18 de novembro de 2016. Ali, os alunos presentes explanaram suas experiências adquiridas durante o percurso formativo do Projovem. Os mesmos expuseram variedades de hortaliças que eles plantaram em uma pequena horta demonstrativa que fica atrás da escola em que atuam. Lá se encontra plantado a macaxeira, o maxixe, o quiabo, a cebolinha, o cariru, a berinjela, a chicória, a pimenta de cheiro, o tomate, o pepino, a vinagreira, a alfavaca e o jerimum.
  Após a aula que os alunos deram, a aluna Gilmara Lopes Barbalho leu uma redação feita por ela em agradecimento pelo bom aprendizado que o projovem  trouxe para todos e também mencionou suas congratulações ao prefeito Lúcio Flávio do Rosário pela apoio e conquista valiosa que o município recebeu e demais autoridades envolvidas “obrigada a todos que nos deram oportunidade para continuar nossos estudos”, disse a aluna . A secretária Elda falou da importância de todos estarem dando continuidade aos estudos e deu brilhantes idéias a serem seguidas. A mesma orientou o corpo docente para que haja mais envolvimento e mais participação nas aulas ao ar livre, enfatizou o trabalho em conjunto e agradeceu o empenho dos alunos, professores e pessoas que fazem parte da educação daquela instituição de ensino. Desse modo, a visita na comunidade de Barro Alto teve bastante êxito e a avaliação que se faz de tudo isso é que a educação esta sendo abraçada, espera-se a sua continuidade de um projeto em que para vir para Manicoré foi preciso o município se preparar e se organizar primeiro.
A equipe estava composta Secretária Municipal de Educação Professora Elda Lúcia das Neves Gomes, pelo Coordenador Geral do Projovem Professor Geraldo Afrânio Vieira do Nascimento e pelo Formador Professor Alessandro do Nascimento Passos. Nessa visita, os educadores do programa Vanderley Soares de Lima e Alcione Batista Barbosa auxiliaram na atividade chamada de tempo comunidade.


 





Texto e Fotos: Equipe da Semed
Manicoré em Foco
Projovem Campo – Saberes da Terra, oferecendo qualificação profissional aos estudantes na Zona Rural. Projovem Campo – Saberes da Terra, oferecendo qualificação profissional aos estudantes na Zona Rural. Reviewed by Junior Souza on 03:42 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.