Secretário da Sepror Sidney Leite lança Pedra Fundamental de Agroindústria e inaugura Unidade de Produção de Pintos Caipiras em Manicoré




Essa atividade agroindustrial se tornou um grande negócio para o produtor, por exigir baixo investimento e trazer grande rentabilidade -
Fazendo parte do roteiro da programação da 21ª Expomani e 23ª Festa da Melancia de Manicoré que inicia nesta sexta feira (25), o Secretário de Estado da Produção (SEPROR) Sidney Leite acompanhado do Presidente do IDAM Edmar Vizolli estiveram participando de dois atos importantes que vai alavancar a produção e economia local, o primeiro fica situado ao lado do escritório do Idam que foi o lançamento da Pedra Fundamental da Construção de Uma Agroindústria vinculada a Cooperativa dos Produtores Extrativistas dos Recursos Naturais de Manicoré (COPEMA), as obras já iniciaram e tem a frente o Presidente da Cooperativa o Sr. Walter Perin que ao se pronunciar agradeceu a todas as instituições parceiras que não mediram esforços para ajudar nesse empreendimento inclusive agradeceu o prefeito Lúcio Flávio que para ele hoje é o melhor prefeito que já viu trabalhar e que quando precisou ainda que pela primeira vez o atendeu e se colocou a disposição. Dentro em breve a mesma estará trabalhando em parceria com a Prefeitura, Idam, e Governo do Estado.
O prefeito Lúcio Flávio do Rosário agradeceu as palavras do presidente da Cooperativa Sr. Walter Perin e comentou da importância desse tipo de investimento que chegou em boa hora no município, já o Secretário da Sepror Sidney Leite falou da iniciativa da Cooperativa de buscar essa alternativa que só vai propiciar a valorização do trabalho dos produtores que através da fabricação e comercialização via agroindústria de polpas de frutas naturais, irão agregar valor ao produto gerando renda e realizando melhor aproveitamento da safra, na conclusão de seu discurso o Secretário da Sepror afirmou que o Governo do Estado fará também sua parte em contribuir com recursos com boa parte para finalização da construção dessa agroindústria. De acordo com informações do Idam local, o município de Manicoré produz hoje uma quantidade expressiva de açaí, com implantação de uma agroindústria para beneficiamento de polpa de frutas só elevar ainda mais a produção desses frutos na região.
Em seguida aconteceu a inauguração de uma Unidade Artesanal de Produção de Pintos Caipiras – incubatório que deverá produzir cerca de 5 mil mês. Essa Unidade segundo o prefeito Lúcio Flávio é adaptada a Granja Matrizeira construída bem ao lado e que dará todo suporte para alavancar a produção. A maior parte de criação de aves caipiras no Brasil provém de propriedades familiares, e por isso o Governo do Estado através da Sepror com o apoio do Idam, estabeleceu normas para o sistema de produção de frangos e de ovos caipiras.
Para o Secretário da Sepror Sidney Leite, esse é um projeto que visa incentivar o produtor através da capacitação, ou seja, todos deverão estar preparados e organizados para receber esses investimentos, pois produzir alimentos através deste empreendimento na cidade vai gerar emprego e renda e fazer com que a população tenha um consumo de frango caipira diferenciado saudável e nutritivo com preço bem acessível, no entanto quem tem a ganhar com isso é a população e o produtor. Segundo Sidney o Idam vai fazer o projeto e o Banco do Povo que já está instalado em Manicoré é quem vai liberar o recurso para os produtores que estiverem todos preparados, ao finalizar o Secretário falou que o papel do Governo do Estado é esse, que é aproximar e facilitar meios para atender bem o produtor.
Na tarde desta sexta feira será realizado um importante Ciclo de Palestras com o lançamento do Plano Safra no Município, discutindo a mecanização agrícola, dentre outros assuntos da agricultura familiar, pela primeira vez a Festa da Melancia e Expomani recebe um Secretário de Produção que deverá passar 2 dias na cidade conversando e participando da Feira.
Estiveram presentes também o Vice-prefeito Paulo Sérgio, vereadores Uca Galdino, Miro Gomes, Luzinei Delgado, Markson Barbosa, Nara Nídia, equipe do Idam, Secretários Municipais, Sr. Jeferson Campos representante do Banco do Brasil, Assessores e representantes de diversas Instituições do Estado e local, bem como produtores e a população que prestigiou. Esta Unidade irá trabalhar com a parceria forte da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura Produção e Abastecimento (SEMAPA).
FOTOS: SOLENIDADES DE LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA AGROINDÚSTRIA DE POUPA DE FRUTAS:


 


 SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DA UNIDADE ARTESANAL DE PRODUÇÃO DE PINTOS CAIPIRA DE MANICORÉ:



 


 
Fonte e Fotos: Marcos Souza (Manicoré em Foco)
Secretário da Sepror Sidney Leite lança Pedra Fundamental de Agroindústria e inaugura Unidade de Produção de Pintos Caipiras em Manicoré Secretário da Sepror Sidney Leite lança Pedra Fundamental de Agroindústria e inaugura Unidade de Produção de Pintos Caipiras em Manicoré Reviewed by Junior Souza on 12:04 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.