Adoniran Barbosa ganha Doodle do Google no seu 105º aniversário.


Adoniran Barbosa, famoso sambista de São Paulo que imortalizou a canção Saudosa Maloca é o tema do Doodle do Google desta quinta-feira (6). Conhecido por batucar em uma caixinha de fósforos, é assim que ele foi retratado na página inicial do buscador, junto ao Trem das Onze, outro de seus grandes sucessos. Nos esboços iniciais do Doodler Leon Hong, responsável pela arte, é possível ver os ponteiros do relógio apontando 11 horas e o trem se aproximando em um trilho com uma pauta musical.
A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto


Adoniran Barbosa e o Trem das Onze ganham Doodle do Google no Brasil (Foto: Reprodução/Google)
O Google criou ainda uma Rádio Adoniran Barbosa no Google Play Música com canções de Adoniran Barbosa e de outros músicos que ele inspirou e que o inspiraram. Conhecido no Brasil como um dos cantores de samba mais influentes do gênero, o sambista paulista ganhou uma homenagem pelo que seria seu 105º aniversário. O Doodle também ajuda o Google a divulgar seu serviço de streaming, rival de outros como Spotify, Deezer e Apple Music, que recentemente ganhou "playlists contextuais locais".
Adoniran exaltou as classes populares, os trabalhadores e moradores de favelas de São Paulo, dando vida à uma narrativa sobre a vida nas malocas e nos cortiços. De origem simples, o sambista foi criticado por usar o "português errado", cheio de vícios. O que não o impediu de se tornar um ícone.
"Como a maioria das pessoas que influenciaram a história, a identidade musical única de Adoniran ressoou com seus ouvintes por meio da sua marca de honestidade e autenticidade, defendendo sua arte como um marco musical e uma relíquia querida do samba brasileiro", afirma o Google em comunicado. A gigante de buscas divulgou ainda esboços do desenho feito a lápis.
"O desejo de Adoniran de ser diferente é a razão pela qual sua música continua a inspirar gerações de compositores de samba", completa o Google.
O doodle está disponível na página inicial do Google no Brasil e também em outros países como Chile, Argentina e Peru, na América Latina. Além de outras nações da Europa e Ásia.
Nascido João Rubinato, em 6 de agosto de 1910, em Valinhos, São Paulo, o sambista usava Adoniran Barbosa como nome artístico. O artista representava em programas de rádio vários personagens, entre eles Adoniran Barbosa, que adotou para a carreira musical. O também conhecido como pai do samba paulista morreu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos.
Fonte: Manicoré em Foco com Google.com
Adoniran Barbosa ganha Doodle do Google no seu 105º aniversário. Adoniran Barbosa ganha Doodle do Google no seu 105º aniversário. Reviewed by Junior Souza on 10:01 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.